5G e Inteligência Artificial levam a digitalização da mineração a uma nova fase

15 November 2022

Um ano após o lançamento do MineHarmony, Huawei anunciou que o sistema operacional entrou em uso comercial em larga escala, levando a mineração inteligente a uma nova fase através de redes 5G e Inteligência Artificial (IA).

Durante a Huawei Connect 2022 realizada em Shenzhen Huawei, o presidente rotativo Ken Hu disse que “para fornecer a nossos clientes soluções baseadas em cenários que realmente satisfaçam suas necessidades, temos que trabalhar lado a lado para realmente entender seus desafios do setor”. De acordo com Hu, apenas um ano após sua formação, a Huawei Mine Team y China Energy fez sólidos progressos.

De particular interesse para a indústria é o MineHarmony OS, uma inovação conjunta da Huawei e da China Energy Investment Corporation. O sistema foi implantado até hoje em 3.300 conjuntos de equipamentos em 13 minas e uma lavanderia de carvão.

Na verdade, ele está sendo utilizado em toda a mina de Wulanmulun (também conhecida como Ulan Moran) na Mongólia Interior, onde foram alcançados avanços significativos em conectividade, interface e acesso aos dados. O sistema operacional cobre uma infinidade de cenários inovadores, incluindo controle inteligente de equipamentos, patrulhamento automático de sites fixos e atualização on-line de equipamentos, que foi reduzida de um dia para apenas quatro minutos.

No caminho da digitalização e da transformação inteligente da mineração, o primeiro desafio para qualquer mina é estabelecer a interconectividade e a interoperabilidade dos equipamentos e a acessibilidade dos dados. A chave para isso é encontrar as tecnologias de rede mais adequadas. A Huawei trouxe suas capacidades 5G, bem como a conectividade totalmente óptica com FTTM e IPv6+ subterrânea para os eixos da mina. Estas tecnologias, conhecidas por sua baixa latência e alta confiabilidade, são ideais para múltiplos cenários, desde o backhaul de vídeo até o controle remoto do equipamento.

A Huawei Mine Team e a China Energy fizeram uma parceria com mais de 30 empresas para desenvolver o MineHarmony, o primeiro sistema operacional da Internet das Coisas (IoT) no setor de mineração, em apenas três meses.

O sistema abrange equipamentos de todos os tamanhos e utiliza protocolos unificados para permitir a troca de dados entre dispositivos e a interconectividade entre usuários e equipamentos. Além disso, as tecnologias de vídeo colagem 5G+AI tornam possível o controle remoto e preciso das máquinas de mineração, o que por sua vez permite que as pessoas que trabalham em escritórios monitorem remotamente as operações subterrâneas, melhorando assim tanto seu ambiente de trabalho quanto a segurança dos trabalhadores mineiros. E o monitoramento é feito em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com algoritmos de IA embutidos para identificar com precisão potenciais anomalias.

Construindo uma LIB de próxima geração com plataformas de nuvem em seu núcleo, dados como o principal capacitador e segurança como a salvaguarda, a Equipe de Minas está focada em aperfeiçoar alternativas para uma mineração digital mais segura e eficiente, ao mesmo tempo em que requer menos pessoas em tarefas complexas e perigosas.

A Mine Harmony ainda não está disponível no Chile, mas a empresa espera incluí-la em seu portfólio de soluções até 2023.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL