4G abre opções e atrai mais bancos privados

By Fausto Oliveira12 November 2014

clemente del valle FDN

clemente del valle FDN

O programa de concessões rodoviárias de quarta geração da Colômbia, conhecido pelo apelido de 4G, já não enfrenta as limitações financeiras que despertaram críticas de alguns setores há um ano. É o que garante a Financiera de Desarrollo Nacional (FDN), entidade pública de fomento e financiamento responsável pela modelação do programa.

Segundo Clemente del Valle (foto), presidente da FDN, à imprensa do país, antes das primeiras licitações apenas dois bancos nacionais haviam aceitado empresar recursos às empreiteiras dos projetos 4G. Com mudanças e ajustes de modelação feitos ao longo de 2014, a segunda onda de licitações começará este mês com seis bancos nacionais e um número não divulgado de bancos estrangeiros dispostos a financiar as construções de rodovias.

De acordo com o presidente da FDN, o fator mais determinante foi um conjunto de estudos de risco financeiro conduzidos pela entidade e validados por agências qualificadoras. Além disso, a FDN criou um fundo de dívida específico para infraestrutura, que permitirá às empreiteiras refinanciar suas dívidas de menor prazo tomadas com a banca comercial, a taxas mais baixas.

A abertura de opções de financiamento e os estudos de risco contribuíram para que hoje o ambiente financeiro do programa seja mais realista e promissor. Mas a FDN cogita criar outras opções, tais coo a emissão de títulos em pesos colombianos, o que seria dedicado a atrair a banca multilateral.

Desta forma, a FDN considera que as obras da primeira onda de licitações, que já foi concluída, devem começar no segundo semestre de 2015. As licitações da segunda e terceira etapas devem entrar em fase de obras a partir de 2016.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL