3 dicas para especificar o trailer de pavimentação certo

03 October 2022

Por Troy Geisler, vice-presidente de vendas e marketing da Talbert Manufacturing

Remolque Talbert Manufacturing (Foto: Talbert Manufacturing)

Os equipamentos de pavimentação apresentam vários desafios exclusivos quando se trata de transporte. Além da baixa distância ao solo e transições suaves de inclinação das rampas dianteiras para o convés e do convés para a traseira do reboque, os operadores também devem considerar a versatilidade de carga mista para maximizar não apenas a eficiência, mas o ROI geral do reboque. Além disso, garantir a segurança das tripulações, do público e do equipamento depende da especificação do trailer certo. Aqui estão três considerações para ajudar os empreiteiros a selecionar um reboque apropriado para o transporte seguro e eficiente de equipamentos de pavimentação.

Ângulo de carga

Quando se trata de transportar equipamentos de pavimentação, um dos maiores desafios geralmente é colocar o equipamento no trailer. Rolos, pavimentadoras e outros equipamentos de baixa folga exigem inclinações de carga mais longas, seja carregando pela frente ou por trás. Modelos de maior capacidade também exigem um ângulo de carga mais suave na parte traseira. Atender a esse requisito extremo não é impossível, porém, basta a abordagem correta.

Para equipamentos de 25 toneladas ou menos, os modelos de reboque tag-a-long podem ser usados ​​para transportar equipamentos de baixa folga. Os ângulos de carga variam de acordo com o fabricante, com alguns tão baixos quanto 7 graus. No entanto, a minimização do ângulo de carga é alcançada através de rampas e caudas de castor mais longas. Isso pode limitar onde um trailer pode ser carregado ou descarregado. Além disso, rampas mais longas também são mais pesadas, tornando a elevação e abaixamento manual um processo trabalhoso. Para eliminar a necessidade de lidar com rampas pesadas, procure um trailer com rampa de ar ou recursos de inclinação de ar. Isso aumenta a eficiência e a segurança.

Os reboques gooseneck removíveis são outra opção que oferece maiores capacidades para melhor versatilidade de carga mista. Este design elimina a necessidade de dirigir para cima e sobre o eixo traseiro do reboque, economizando tempo, problemas e despesas, ao mesmo tempo em que prolonga a vida útil do reboque. Esses reboques nem sempre fornecem um ângulo de carga baixo, portanto, é melhor trabalhar com um fabricante para obter um design personalizado otimizado para qualquer carga pretendida, seja equipamento de pavimentação ou uma mistura de outros equipamentos de construção.

Além disso, estão disponíveis modelos híbridos que combinam os benefícios de um design lowboy com recursos especializados para transportar equipamentos de pavimentação. Essas unidades oferecem uma inclinação de carga mais longa e a melhor capacidade de elevação da categoria. Um deck de 26 pés e capacidade de 50 toneladas permite que os operadores transportem uma variedade maior de equipamentos, desde carregadeiras e escavadeiras até rolos e pavimentadoras. As rampas “parafusadas” especialmente projetadas fornecem um ângulo de carga mais gradual na parte traseira – 15 graus em vez do ângulo padrão de 35 graus – aumentando a versatilidade para um público maior de empreiteiros.

Remolque Talbert Manufacturing (Foto: Talbert Manufacturing)

Por fim, ao considerar o ângulo de carga – independentemente de o equipamento se aproximar do reboque pela frente ou por trás – é imperativa uma transição suave de superfície para superfície. Quaisquer solavancos entre o solo e o convés ou o convés e a ponte traseira podem tornar o carregamento mais difícil e perigoso, pois força os operadores do equipamento a aumentar a potência para eliminar o obstáculo.

Capacidade

Ao lado do ângulo de carga, a capacidade é provavelmente o fator mais importante na especificação de um trailer. Infelizmente, às vezes também pode enganar, pois determinar a verdadeira capacidade de um trailer geralmente significa olhar além do número na folha de especificações.

Nem todos os lowboys de 55 toneladas são criados iguais. Todos eles podem ser capazes de transportar 55 toneladas, mas os operadores informados sabem que a concentração de carga desempenha um papel importante no desempenho deles com esse peso. Alguns reboques precisarão de todo o comprimento do convés para transportar 55 toneladas com segurança, enquanto um reboque de outro fabricante pode precisar apenas da metade do comprimento do convés para o mesmo peso. Como as cargas raramente são uniformes, ter um reboque com capacidade de meia plataforma dá aos operadores uma indicação mais realista do que o reboque será capaz de manusear sem falhas estruturais. Os fabricantes que oferecem capacidade de meia plataforma geralmente projetam com uma base de carga rígida de dois pontos que leva em consideração o espaçamento dos pneus – ou pontos quentes – de equipamentos grandes e máquinas pesadas. Isso torna os reboques com classificação de meia plataforma mais versáteis e eficientes para essas cargas.

Dimensões
Remolque Talbert Manufacturing (Foto: Talbert Manufacturing)

Além do ângulo de carga e da capacidade, os operadores também devem considerar o tamanho do equipamento que transportarão. Começando com o maior equipamento, identifique a altura, largura e peso. Tenha em mente que o que está na folha de especificações pode não incluir acessórios. Além disso, as operações que procuram mover vários equipamentos em uma viagem devem levar em consideração o peso e as dimensões combinados.

Essas informações ajudarão a determinar a altura máxima do convés carregado para evitar que a carga seja superdimensionada - menos de 13 pés e 6 polegadas de altura. Todos os reboques são projetados com um certo grau de curvatura, ou o arco que se forma no centro de um reboque vazio, o que ajuda a evitar deflexão excessiva nas vigas principais. À medida que o reboque é carregado, o arco se achata. Uma carga completa significa uma plataforma plana, resultando na altura da plataforma carregada anunciada. Lembre-se de que um trailer que não está carregado até a capacidade máxima pode ser maior porque o convés não foi completamente achatado sob o peso da carga.

Uma vez que as dimensões máximas são determinadas, é hora de encontrar um trailer que reúna tudo.

Abrindo um caminho para o sucesso

Especificar um trailer para equipamentos de pavimentação pode vir com mais algumas considerações, mas ter o equipamento certo promete maior segurança e eficiência em todos os trabalhos. Aproveitar o tempo para trabalhar com as opções com revendedores e fabricantes experientes ajuda as operações a garantir que eles tenham o reboque certo entre a estrada e a carga para o sucesso a longo prazo.

Sobre o autor

Troy Geisler é vice-presidente de vendas e marketing da Talbert Manufacturing. Ele tem mais de 15 anos de experiência em vendas de reboques, incluindo mais de cinco anos com Talbert. 

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL