10 tendências de gestão de talentos

By Andy Brown13 June 2022

O cenário do emprego mudou significativamente nos últimos dois anos e a maioria das empresas teve que modificar seu roteiro. Neste contexto, o Talent Trends Reports 2022, conduzido pela consultoria multinacional de RH Randstad, analisou os desafios de gestão de pessoas que as empresas enfrentarão ao entrarem na era pós-Covid. Não só surgiram desafios em torno do teletrabalho, mas também em termos de estratégias de atração, retenção, marca do empregador e como lidar com a grave escassez de talento, mão-de-obra e habilidades, além de manter os funcionários satisfeitos e produtivos. A este respeito, Francisco Torres, Diretor de Pessoal e Terceirização da Randstad, fala sobre as 10 tendências de RH que as empresas devem abordar para enfrentar os principais desafios de 2022:

Colocando as pessoas e suas necessidades no centro da estratégia empresarial.

Você tem uma compreensão clara das necessidades e expectativas das pessoas que fazem o negócio prosperar? “Com os trabalhadores levando o touro pelos cornos, as empresas estão repensando como eles atraem, contratam, engajam-se e retêm talentos permanentes e temporários e flexíveis. Com muitos buscando horários de trabalho remotos e flexíveis, melhor remuneração e um senso de propósito, as estratégias desenvolvidas antes da pandemia tornaram-se obsoletas. O trabalho remoto não é mais um benefício para os trabalhadores; ao contrário, é uma expectativa ou uma necessidade para muitos”, diz ele.

Proteger apaixonadamente a diversidade, a equidade, a inclusão e a propriedade.

Como utilizar os dados do mercado e a análise de talentos para criar uma experiência de contratação mais inclusiva? 76% dizem que a DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) é fundamental para atrair, engajar e reter talentos, mas apenas 43% dizem que suas práticas de contratação apoiaram suas metas de diversidade em 2021. “Por outro lado, a criação de uma experiência de recrutamento mais inclusiva e baseada em habilidades obriga a repensar como estamos contratando e qual é o aspecto dos talentos qualificados - será que precisamos realmente de longas listas de 15 habilidades? Com base na realidade atual, você deve definir quatro qualificações que você realmente precisa para ser bem sucedido”, diz Torres.

Integrar dados do mercado e da força de trabalho para uma vantagem inteligente.

Você tem acesso e entende como usar os insights que o ajudarão a tomar decisões mais inteligentes sobre os talentos? Embora o conceito não seja novo, mais organizações do que nunca estão investindo em análise de dados. Contra isso, o executivo multinacional explica que 73% dos líderes de talentos estão investindo em análise - o nível mais alto registrado desde 2016. Mais importante ainda, as empresas estão combinando muitas fontes de dados para impulsionar capacidades preditivas que lhes permitem planejar melhor sua força de trabalho. À medida que os dados se tornam mais significativos através do processamento de IA e os empregadores selecionam as informações mais relevantes para suas necessidades, as estratégias das pessoas se tornarão mais eficazes e impactantes.

Obsessão pela experiência de talento para criar uma marca patronal que incorpora a gamificação.

Quais estratégias são utilizadas para aumentar a felicidade, a satisfação e a produtividade? Em termos gerais, a experiência do talento é mais do que cultura, benefícios e inclusão. Também inclui a autodeterminação, já que as pessoas hoje têm mais controle sobre suas carreiras, seus caminhos de aprendizagem e suas horas de trabalho. “Algumas empresas compreendem isto e estão investindo em tecnologias e práticas que incentivam a criatividade e a iniciativa, mantendo uma marca patronal forte e diferenciadora que seja consistente, autêntica e envolvente”, conclui ele.

Inspirando criatividade e propósito na era do trabalho híbrido.

Como vocês garantem inovação e colaboração, independentemente de onde as pessoas estejam trabalhando? Para otimizar uma força de trabalho híbrida, uma conversa útil se concentra em como as empresas podem incutir um senso de propósito que ajude as pessoas a transcenderem as fronteiras geográficas. Ao promover uma cultura que gera paixão e objetivos comuns, as organizações podem impulsionar um melhor desempenho através do significado e de novas formas de colaboração utilizando a tecnologia e a evolução dos processos.

Criar uma cultura de empatia com autênticas conexões humanas.

Os gerentes estão dispostos a ouvir e dar um apoio significativo? Antes do advento da COVID-19, o local de trabalho era familiar e consistente. Os trabalhadores poderiam contar principalmente com a consistência e a previsibilidade. Uma cultura positiva que se concentra na empatia tem mais probabilidade de levar a uma maior retenção e satisfação no trabalho e ter um efeito mais duradouro no moral do que no salário. Em contraste, uma cultura tóxica é 10,4 vezes mais poderosa do que a compensação ao prever a taxa de desgaste de uma empresa.

Recentrar o recrutamento no potencial humano.

Os candidatos de qualidade estão sendo descartados com requisitos desnecessários ou desatualizados? “Devido à escassez de talentos, muitas organizações estão se concentrando menos na experiência comprovada e mais na capacidade das pessoas de adquirir rapidamente as habilidades necessárias para fazer o trabalho”, diz ele. De acordo com o estudo, 39% dizem que os tempos de preenchimento aumentaram significativamente, 37% que não estão encontrando os recrutadores certos e 36% estão tendo custos de recrutamento mais altos do que o normal.

Melhorar o mercado interno de talentos para impulsionar a mobilidade.

Estão sendo criadas oportunidades para os profissionais de alto desempenho enquanto desenvolvem habilidades para o futuro? À medida que a escassez de talentos cresce e as habilidades críticas se tornam mais difíceis de vencer, olhar para dentro fornece às empresas uma opção inteligente de recrutamento com muitos benefícios, tais como acessar talentos que já estão engajados e familiarizados com sua empresa. Os programas de mobilidade interna podem reduzir significativamente os custos de contratação e embarque, diminuir o tempo de produtividade e fomentar a lealdade da força de trabalho.

Construir uma força de trabalho ágil para atender às necessidades do negócio.

O treinamento e os recursos flexíveis estão sendo priorizados durante estes tempos desafiadores? Uma estratégia abrangente de talentos sempre foi baseada em um equilíbrio entre a aquisição de trabalhadores permanentes, a atualização das habilidades dos trabalhadores existentes e o emprego de talentos flexíveis. Para muitas organizações, configurar a combinação certa destas diferentes categorias de talentos é fundamental para uma força de trabalho eficaz e ágil.

Impulsionar a inovação tecnológica de RH para desenvolver pessoas, cultura e acelerar a produtividade.

Os investimentos em tecnologia estão sendo recompensados com melhores resultados na aquisição de talentos? O impacto da tecnologia na produtividade da força de trabalho é claro, e as empresas têm a oportunidade de usar a inovação para impulsionar o valor organizacional além de apenas conseguir mais trabalho. A próxima evolução da IA, automação e outras tecnologias também está ajudando as empresas a colocar seu pessoal em primeiro lugar e se concentrar no bem-estar. Como os líderes se concentram na empatia e conexão, eles estão implementando ferramentas que os ajudam a construir organizações engajadas, inclusivas e saudáveis.

O relatório completo está disponível aqui.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Perspectivas econômicas e de construção para a América Central
Scott Hazelton, da IHS Markits, fornece uma análise profunda da situação atual nos países da América Central.
Escavadeiras: Novas energias
Grandes equipamentos estão procurando maneiras de se tornar mais eficientes, produtivas e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Versatilidade de carga
Compactas ou enormes, estas máquinas estão ganhando terreno nos principais locais de terraplenagem ao redor do mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL