“Ei ChatGPT, termine este prédio...” Algumas das ferramentas de IA generativas que estão transformando a construção

2023 foi um ano em que a IA generativa entrou no mainstream, permitindo que consumidores de todo o mundo produzissem instantaneamente palavras e imagens, aparentemente tão boas quanto as produzidas por um ser humano habilidoso. Lucy Barnard descobre como essa tendência continuará em 2024 e analisa algumas das ferramentas de IA generativa mais proeminentes que estão sendo usadas no setor de construção.

Um anúncio da empresa belga de recrutamento de construção Impact em um canteiro de obras em Keyserlei, Antuérpia, no verão de 2023. Imagem: Impact via Linkedin

“Ei ChatGPT, termine este prédio...”, dizia um enorme outdoor na lateral de um canteiro de obras na famosa rua comercial Keyserlei, em Antuérpia, na Bélgica, no verão passado.

O anúncio, para a agência belga de recrutamento de construção Impact, rapidamente se tornou viral, com a Impact compartilhando imagens por meio de seus canais de mídia social.

“A IA pode fazer muito. Mas não pode terminar este edifício na Keyserlei, em Antuérpia. A IA também não pode consertar um vazamento ou instalar um sistema de aquecimento”, disse Isabelle Dumortier, diretora de marketing da empresa. “Os artesãos vieram para ficar e merecem ser reconhecidos. Suas habilidades são simplesmente insubstituíveis.”

É claro que Dumortier tem razão. Nenhuma ferramenta de IA pode reunir todas as tarefas complexas necessárias para planejar, executar e concluir uma estrutura complicada como a mostrada em Keyserlei.

No entanto, o anúncio se tornou viral precisamente porque capturou o zeitgeist de 2023 - um ano em que a IA generativa entrou no mainstream, permitindo que os consumidores de todo o mundo produzissem instantaneamente palavras e imagens, aparentemente tão boas quanto as produzidas por um ser humano habilidoso.

E, em 2024, essa tendência deve continuar à medida que empresas fora do setor de tecnologia adotarem a IA generativa com seriedade, usando a tecnologia para realizar tarefas como escrever os primeiros rascunhos de documentos ou resumir gravações de reuniões.

Para o setor de construção, em particular, uma série de novas ferramentas de IA generativa tem como objetivo tornar o trabalho mais rápido, mais eficiente e mais seguro.

Centenas de ferramentas de IA generativas foram desenvolvidas para uma série de aplicações relacionadas à construção em todo o mundo, ajudando os profissionais da construção a registrar o progresso da construção, verificar discrepâncias, manter-se atualizado com os cronogramas e garantir maior segurança no local.

O Construction Briefing deu uma rápida olhada em algumas das mais proeminentes:

Civils.ai

A Civils.ai, sediada em Cingapura, é uma ferramenta de software como serviço (SaaS) voltada para a engenharia civil que aplica um modelo de linguagem ampla (LLM) para ajudar a reduzir o tempo de busca de informações em documentos de projetos de construção. Inicialmente, os usuários devem fazer o upload de documentos PDF, como relatórios de obras, contratos ou códigos de projeto, para a plataforma. Em seguida, a ferramenta processa as informações para que possa gerar respostas a perguntas específicas feitas pelos usuários relacionadas ao projeto.

O Civils.ai foi lançado em janeiro de 2022. Ele usa a mesma tecnologia que alimenta o ChatGPT, mas foi ajustado para o setor, permitindo que os usuários transformem relatórios de construção e dados de projetos em um formato que o LLM possa entender. O modelo também usa dados geológicos disponíveis publicamente para criar ambientes no estilo Minecraft, nos quais os engenheiros podem simular e executar cálculos em seus projetos de construção.

A empresa diz que as perguntas mais frequentes dos usuários incluem pedir ao modelo para identificar riscos residuais que não foram abordados nos documentos de projeto ou perguntar quem é responsável por determinadas tarefas, por exemplo, a instalação de canos ou janelas.

O Civils.ai pode ser incorporado a outro software de construção ou ser usado separadamente. Atualmente, ela tem uma parceria com a Procore. A empresa afirma que, em 2024, continuará buscando parceiros de integração, incluindo uma interface ChatGPT. A empresa também está trabalhando para melhorar a precisão, ajustando seus modelos para que sejam confiáveis para PDFs anteriores à década de 1980, que podem ser muito borrados para que o modelo possa ser facilmente carregado.

“Em 2023, a Civils.ai usou IA generativa para criar uma estrutura na qual todos os dados de um projeto de construção - tudo, desde textos e tabelas até desenhos - podem ser mantidos e pesquisados para concluir as tarefas de um usuário”, diz Mirko Vairo, diretor de operações.

“Em 2024, a civils.ai começará a usar essa estrutura para criar agentes de IA específicos que possam ajudar a automatizar várias tarefas com as quais os humanos têm dificuldade. Esses agentes serão projetados para ajudar nas tarefas dos projetos de construção. Isso pode incluir tarefas como responder a perguntas, fornecer atualizações de status, controle de alterações e até mesmo verificar arquivos em relação a conjuntos de regras definidas pelo usuário. As possibilidades dos agentes de IA na automação de tarefas são infinitas e, à medida que as fronteiras da ciência de dados e da inteligência artificial continuam a se estender, o poder final e o desempenho desses agentes são desconhecidos, mas temos certeza de que será um futuro empolgante para o setor.”

Barry (nPlan)

Barry é o nome dado ao chatbot que a empresa de software de construção nPlan, sediada no Reino Unido, começou a usar em maio de 2023. A empresa é especializada na análise de grandes volumes de dados históricos de construção e no uso de software de aprendizado de máquina para fornecer previsões imparciais sobre a duração dos cronogramas de construção. Entre os clientes da empresa estão a Shell e a Skanska.

A empresa desenvolveu seu próprio LLM especializado em infraestrutura, construção e engenharia, o ICE-LM, que foi treinado em dados de engenharia, programação, gerenciamento de projetos e contratação.

Uma curva de progresso típica do nPlan. Imagem: nPlan

No recente AI Day da empresa, realizado em dezembro, o diretor de tecnologia, Alan Mosca, disse que, desde que a empresa lançou o Barry, ela também fez o upload dos padrões do setor da RICS para a ferramenta, a fim de garantir que as recomendações do Barry estivessem alinhadas com as melhores práticas do setor. 

Ele disse que, no próximo ano, a empresa planeja começar a implantar novos recursos que permitirão que o Barry produza cronogramas aproximados a partir da simples inserção de texto, ou que faça o upload de cronogramas para gerar vários planos alternativos de cronograma ao vivo.

“Um exemplo seria se o cronograma começasse a se perder”, diz Mosca. “O Barry poderia sugerir várias maneiras diferentes de colocar as coisas de volta nos trilhos, com um cenário de custos para cada uma delas. O Barry poderá criar um relatório mostrando os dois cenários diferentes e fornecer conclusões sobre qual seria o melhor, que poderá ser colocado em um e-mail e enviado às partes interessadas.”

“Todo profissional da construção sabe que o melhor momento para fazer uma mudança em um projeto é o primeiro dia em que você pensa sobre isso”, diz ele. “Barry pode fazer tudo o que faria para gerar novos cenários, como conversar com engenheiros e encontrar um planejador para modificar o cronograma. Pode não ser perfeito, mas é bom o suficiente para descrever a mudança e muito mais rápido.”

Compensação de IA

Uma empresa de tecnologia fundada na Polônia em 2020 e atualmente sediada em Austin, Texas, a AI Clearing ajuda as empresas a acompanhar o andamento do trabalho em grandes projetos de construção e infraestrutura, analisando dados capturados por drones, um aplicativo móvel usado por trabalhadores no local e usando IA para compará-los com projetos e cronogramas de projetos de construção.

Em seguida, a ferramenta processa todos esses dados para fornecer atualizações diárias automatizadas do progresso, de modo que os gerentes possam saber, com o toque de um botão, quantos metros cúbicos de concreto foram despejados em uma noite e como isso se alinha ao cronograma. A ferramenta também pode detectar discrepâncias, atrasos e estouros de orçamento em um estágio inicial.

Em julho de 2023, a empresa anunciou uma parceria com o Oracle Industry Lab, permitindo a integração com os aplicativos móveis do Oracle Primavera P6 Enterprise Portfolio Management. Desde então, a AI Clearing tem se ocupado em puxar o cronograma do Oracle Primavera P6 para a AI Clearing e vincular as atividades do cronograma com os escopos de trabalho no modelo, fornecendo um vínculo entre os cronogramas e a atividade real. As empresas agora estão trabalhando na integração do AI Clearing com outros produtos Oracle, como o Oracle Primavera Unifier, para ajudar a validar os pagamentos aos empreiteiros assim que o trabalho for concluído. 

CerebrumX

A CerebrumX, sediada em Michigan, foi fundada em 2020.

Ela trabalha com OEMs e gerentes de frota para operar uma plataforma que coleta, integra e analisa dados reais de mais de 15 milhões de veículos. A empresa afirma que pode usar esses dados ao vivo e em tempo real para uma série de tarefas: melhorar a segurança do motorista monitorando remotamente a saúde e o desempenho do veículo e fornecendo assistência nas estradas antes mesmo de os motoristas ligarem para solicitá-la; programar proativamente rotinas de manutenção; e até mesmo descobrir os melhores locais para pontos de carregamento de veículos elétricos com base na vida útil da bateria dos veículos monitorados.

Um dos principais recursos da empresa é que ela permite que os gerentes de frotas de construção integrem dados de sistemas telemáticos modernos instalados por OEMs com dados coletados de máquinas mais antigas por meio de um dispositivo de hardware “dongle”.

Sumit Chauhan, cofundador da CerebrumX. Imagem: CerebrumX

“Acreditamos que as empresas do setor de construção continuarão a aproveitar a IA e a tecnologia de aprendizado de máquina para avançar e aprimorar ainda mais todas as suas operações”, disse Sumit Chauhan, cofundador da CerebrumX, à Construction Technology. “Com mais veículos elétricos sendo utilizados por frotas de veículos de construção, a IA fornecerá a telemática necessária e os dados conectados para ajudar os gerentes de frota a operar esses veículos de forma eficiente, além de utilizar os dados para perceber o momento ideal para recarga.”

Wint

A start-up israelense Wint.ai usa IA para detectar e interromper vazamentos de água. Fundada em Israel em 2011, a Wint desenvolveu um sistema de gerenciamento de água que inclui software habilitado para IA e hardware conectado que alerta os usuários quando pode haver um vazamento.

A ferramenta de aprendizado de máquina aprende o uso da água e pode então detectar anomalias. O dispositivo de água inteligente da start-up é colocado em sistemas de tubulação onde pode monitorar e analisar o uso da água.

Em um canteiro de obras, isso significa que se o WINT detectar que o uso de água aumentou repentinamente no meio da noite, quando normalmente é muito baixo, ele enviará uma mensagem para a segurança do local. Se ninguém responder imediatamente, o sistema interromperá automaticamente o fluxo de água, protegendo os canteiros de obras de danos caros e demorados.

Em agosto de 2023, a Wint anunciou que havia levantado US$ 35 milhões em uma rodada de financiamento da Série C, que, segundo a empresa, seria usada para ampliar sua presença global nos principais mercados dos EUA, Reino Unido, Israel e UE.

Saifety.ai

Dados reais de uma câmera OpenSpace comparados com um projeto digital usando BIM. Imagem: OpenSpace

A Saifety.ai, sediada em Abu Dhabi, é um chatbot multilíngue habilitado para aprendizado de máquina. A plataforma baseada em nuvem, lançada em 2020, permite que a equipe registre observações de segurança em tempo real, automatize inspeções de segurança e forneça aos trabalhadores informações de segurança em tempo real. O aplicativo já está disponível no Procore. Em julho de 2023, a Navatech Group, empresa controladora da Saifety.ai, juntamente com a Jincom, especialista sul-africana em visualização de segurança, anunciou que havia recebido um contrato do megaprojeto saudita Neom para criar um sistema de entrega inteligente de conteúdo de segurança por meio de um chatbot. 

OpenSpace

O OpenSpace.ai, com sede na Califórnia, foi lançado em 2018. A ferramenta funciona com a montagem de uma pequena câmera de 360 graus nos capacetes dos construtores. Isso captura uma imagem de um canteiro de obras enquanto eles caminham pelo local.

Em seguida, o software da OpenSpace digitaliza essas imagens reais, criando uma versão virtual, semelhante a um Street View do Google com registro de data e hora de um canteiro de obras. A ferramenta é capaz de comparar os dados reais com um modelo digital do local. Isso permite que a ferramenta acompanhe o progresso da construção, identifique discrepâncias e calcule exatamente quanto de cada elemento do trabalho de construção foi concluído.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL