Equipamentos Enerpac operam com êxito em fábrica de transformadores elétricos.

1

A empresa multinacional argentina Tadeo Czerweny se tornou uma líder no mercado de transformadores de energia elétrica, com importantes feitos, como a fabricação de equipamentos de Extra Alta Tensão (300 MVA / 500kV). Em sua constante inovação e busca por crescimento, a empresa decidiu ampliar sua capacidade de produção para fabricar transformadores com ainda mais capacidade.

Com este objetivo, a empresa precisava levantar verticalmente uma pesada estrutura, utilizada para montar núcleos de transformadores elétricos, e transportar os grandes equipamentos por dentro de sua planta industrial. Deveriam ser levantadas cargas de entre 250 e 300 toneladas métricas a uma altura de 11 metros. Depois de analisar certas informações técnicas, a empresa se decidiu pelo pórtico hidráulico SBL1100, da Enerpac.

“A Enerpac já fora um bom associado nosso no passado, já havíamos usado outras linhas de produto deles”, afirma Juan Pablo Zagayny, gerente de engenharia industrial da Tadeo Czerweny. “Estamos muito satisfeitos com os resultados e nível de suporte e atendimento da Enerpac. O suporte técnico, a qualidade e as características foram fatores essenciais para escolher seu produto. A série de pórticos hidráulicos SBL1100 foi rentável para nós, já que podíamos realizar a elevação e o posicionamento de cargas pesadas programadas em diferentes pontos em nossa planta com um só equipamento”.

A Tadeo Czerveny recebeu capacitação prática para assegurar que todos os operadores do pórtico se sentissem cômodos e seguros antes de continuar com o projeto.

Características

Os pórticos hidráulicos da Enerpac têm uma série de características únicas para garantir uma estabilidade e segurança ótimas: sistemas hidráulicos e elétricos autônomos, rodas autopropelidas ou rodilhas de tanques, e o sistema de controle à distância sem fio Intellilift. O sistema proporciona ao operador informação sobre o traço, a elevação e a carga por unidade e corrige automaticamente qualquer movimento não sincronizado das unidades individuais.

O SBL1100 tem capacidade de elevação de até 1,2 mil toneladas com quatro torres e uma altura de elevação variando entre 4,3 e 12 metros, características que são fundamentais para levantar verticalmente a estrutura da plataforma que contém toda a eletricidade dos núcleos dos transformadores. Além disso, o pórtico realiza movimentos mais precisos e controlados, em comparação com uma ponte rolante convencional, em razão do que seria o equipamento ideal para o trabalho naquela empresa.

“Nosso SBL1100 Gantry foi o mais adequado para este projeto porque é seguro e pode operar com facilidade. A Enerpac proporciona sistemas automáticos e sincronizados que reduzem a probabilidade de erro humano durante a operação e permite aos operadores aprender o sistema de forma mais eficiente”, diz Marcelo Abreu, gerente de território da Enerpac.