Além da aprovação da obra, o departamento de Antioquia anunciou o início da construção de um porto para Urabá.

El toyo

O governador de Antioquia (Colômbia), Luis Pérez, anunciou o início da construção do Túnel del Toyo. Com 9,75 quilômetros de extensão, o início das obras deve acontecer agora, logo que o projeto finalmente recebera a aprovação meio-ambiental para sua execução. O investimento deve chegar cerca de US$350 milhões e abrange um plano de 10 anos e a construção de outros túneis e pontes.

O governador também disse que haverá outra inauguração ainda durante esse mês. “Iniciaremos a apertura física do Túnel de la Quiebra, isso nos permitirá continuar com a rodovia Barbosa em direção a Porto Berrío e de lá até Caucasia e Cartagena, sem ter que subir montanhas e fazer tantas curvas, e isso será de forte ajuda para o nosso departamento”, assinalou.

Além disso, prometeu que em dezembro estará inaugurado o Túnel del Oriente, reduzindo o tempo de viajem entre San Diego e o Aeroporto de Rio Negro. Hoje, o trajeto demora 50 minutos, com o túnel esse tempo deve ser de 15 minutos.

Outros dos anúncios feitos por Pérez é a construção de um porto para Urabá, com investimentos de cerca de US$450 milhões, segundo o site de Medellín, www.elcolombiano.com.