O guindaste de torre da empresa alemã opera no projeto Alto Maipo.

Liebherr 53 k

Liebherr 53 k

 Já está operando no Chile o primeiro guindaste de torre automontável 53K da Liebherr. A austríaca Strabag está operando em diversas iniciativas no país, entre elas o projeto Alto Maipo, onde serão construídas duas plantas hidroelétricas, “El Central Alfalfal II” e “Las Lajas” que, juntas, gerarão 531 MW. O guindaste automontável 53K cesta construindo o desvio do rio (obra anterior aos muros de concreto).

“O guindaste foi escolhido para este tipo de projetos já que se locomove e se ergue facilmente no lugar das obras, agilizando o processo”, disse Sergio Navarrete, gerente comercial de Grúas Torres de Liebherr Chile SpA.

Segundo indica a empresa, a entrada do guindaste no mercado chileno marca um momento relevante no desenvolvimento do mercado para os guindastes automontáveis.

A 53K se levanta até 36 metros de altura e eleva 1.100 kg a 40 metros de raio. Além do equipamento, “a Strabag comprou um sistema de transporte que pode funcionar a uma velocidade máxima de 85 Km/h em rodovias” disse Navarrete. A empreiteira comprou o equipamento diretamente à Liebherr Chile SpA, incluindo montagem e um contrato de serviço.

Sergio navarrete

Sergio navarrete

A Strabag também adquiriu um guindaste de 85EC-B (fabricado no Brasil) para trabalhar no mesmo projeto.