Adiamento não desanima empresas. CLA entrevistou grandes marcas do setor sobre a decisão.

mt3

Por motivos totalmente alheios ao controle dos organizadores, a principal feira do mundo da construção na América Latina, a M&T Expo, não se realizará na data programada, que seria entre 5 e 8 de junho. A greve dos caminhoneiros e suas consequências nefastas trouxeram muita instabilidade e riscos associados à operação de transportar para exibir muitos equipamentos pesados, além de mobilizar milhares de pessoas a São Paulo.

A notícia, é claro, é negativa, mas os organizadores da M&T Expo 2018 – Messe Munchen e Sobratema – não devem duvidar de que sua decisão foi a mais acertada. Isto foi o que a Construção Latino-Americana percebeu ao passar todo o dia de quarta-feira 30 de maio perguntando a alguns dos principais fabricantes expositores qual sua visão sobre o adiamento.

Abaixo, algumas das mensagens que recebemos, em ordem alfabética. Através delas, percebemos que o otimismo continua de pé, e que o compromisso de todos em recuperar o mercado brasileiro através de uma linda M&T Expo 2018 em nova data está vivo e ativo.

***

CATERPILLAR

Com o adiamento da M&T Expo 2018 por motivos de força maior, uma nova data para este nosso grande encontro será anunciada em breve. Esta é a melhor decisão para expositores, fornecedores, clientes e visitantes diante das inúmeras dificuldades que todos teriam para participar da feira neste momento. Preparamos novidades para o setor e esperamos pelo momento oportuno de apresentá-los a você. Enquanto isso, continuamos prontos para o que mais importa para nós: ajudar nossos clientes a construir um mundo melhor. Comunicado corporativo.

CIBER

Diante do cenário em que se encontraram as rodovias pelo Brasil nos últimos dias e impedimento dos equipamentos chegarem a tempo para exposição na feira, a decisão de postergação da M&T Expo foi muito assertiva. Pensamos sobretudo nos clientes que enfrentariam dificuldades para chegar até São Paulo e correr o risco de não verem as grandes novidades em exposição. A feira é o grande momento de apresentarmos as novidades em equipamentos, as inovações e tecnologias. Não podemos perder esta oportunidade, este momento importante há cada 3 anos. Assim, a postergação faz total sentido em que, logo à frente, assim que nova data estiver definida, sem dúvida o Wirtgen Group e todos demais fabricantes estarão com força máxima presentes na feira apresentando suas novidades. Os impactos dos acontecimentos são fatos já sendo contabilizados, não há como voltar atrás. O que precisamos agora é retomar o mais rápido todas operações da indústria, e que, os investimentos em infraestrutura no país anunciados, bem como novos, ocorram efetivamente para que a demanda por equipamentos aumente também. A M&T Expo irá ocorrer, e seguimos otimistas de que será um grande suporte para seguir alavancando o setor no Brasil e na América Latina. Jandrei Goldschmidt, head of marketing da Ciber Equipamentos Rodoviários.

JOHN DEERE

Respeitamos a decisão dos organizadores, pelos motivos comentados publicamente, e aguardamos a definição de uma nova data para a realização da feira. Comunicado corporativo.

KOMATSU

A Komatsu e sua rede de distribuição entende que a decisão tomada pela organização da feira foi a mais adequada e estamos confiantes de que a M&T Expo 2018, ainda que realizada mais adiante no ano, será um marco positivo dentro de um cenário de recuperação do setor de Construção no mercado Brasileiro. Nós reafirmamos nosso compromisso com a feira, e vamos aproveitar bem este “tempo extra” que ganhamos, para nos prepararmos a fim de receber nossos clientes e amigos de maneira ainda mais interessante e atrativa.

LIEBHERR

Como responsável pela linha de equipamentos de concreto da Liebherr, esperamos realmente que a situação do país se regularize o antes possível. O adiamento da feira M&T 2018 não é o que desejávamos, mas entendemos o problema e os fatores que levaram os organizadores da exposição a essa decisão. Estamos percebendo um notável aquecimento no mercado de equipamentos nesse ano de 2018 e estamos trabalhando e torcendo para que essa “onda” de melhoria dos negócios não seja afetada pelos acontecimentos desses últimos diasGuilherme Zurita, Commercial Manager / Concrete Technology, Liebherr Brasil.

LiuGong

A reestruturação de toda a rede de distribuidores no Brasil e nos principais mercados latino-americanos, que se iniciou há dois anos em um momento de expressivo desaquecimento de vendas no mercado nacional, está praticamente concluída. Muito em breve também formará o primeiro time de jovens profissionais com especialização para a montagem de seus equipamentos na fábrica no Brasil, investimento de capacitação realizado em parceria com o SENAI. E, concluindo esta fase de estruturação, está o reforço da equipe comercial com as contratações de dois novos profissionais, Ivan Pezzoto e Hebert Francisco, ambos com extensa experiência em equipamentos pesados da linha amarela. O planejamento estratégico da empresa previu que toda esta reestruturação fosse concluída às vésperas da realização da feira M&T Sobratema no início do mês de junho deste ano, quando os anúncios ao mercado seriam efetivados. No entanto, devido ao adiamento da feira, resolveu antecipar a informação ao mercado para dar continuidade nas ações planejadas. Segundo o presidente da LiuGong para América Latina, Tan Zuozhou, “os investimentos da LiuGong nos últimos dois anos na nova estrutura fazem parte do processo de adequação da empresa às necessidades do mercado no continente. Trabalhamos na reestruturação dos canais de vendas na América Latina, cumprindo com nosso compromisso de investir na região a partir do Brasil”. Comunicado corporativo.

MANITOU

A decisão da Sobratema em postergar a M&T foi inteligente, e irá ajudar os Fabricantes a se organizar melhor para estar presente na próxima data em que ocorrerá o evento. Acreditamos que esse tipo de manifestação mostra a indignação do povo brasileiro com a situação atual de altos Impostos e baixo retorno a população sobre tudo que é arrecadado no Brasil. Porém, acreditamos que estamos no caminho da conscientização e mudança para melhoria da situação geral. Marcelo Bracco, managing diretor Latam da Manitou.

NEW HOLLAND

Estamos vivendo um momento em que os desafios são diários e de todos. Diante desse cenário e seus desdobramentos operacionais e logísticos, foi decidido o adiamento da M&T, que aconteceria de 05 a 08 de junho. Assim que possível, uma nova data será anunciada a todos. Nós, da New Holland, acreditamos que, mais do que nunca, é hora de nos mantermos unidos e firmes. Nosso trabalho não vai parar. Continuamos atentos para atender nossos clientes da melhor maneira possível, sempre à disposição para esclarecer dúvidas e oferecer suporte em todos os nossos canais. Comunicado corporativo.

ROMANELLI

Ficamos aliviados com a decisão do evento, a M&T EXPO é um evento muito importante para o país e toda América Latina, temos representantes de mais de 10 países confirmados para o evento e sei que a decisão da organização é a melhor escolha para recebermos nossa equipe e todos os convidados com segurança e tranquilidade, acredito que dentro de poucos dias as coisas irão se normalizar e faremos um grande evento. Thiago Romanelli, diretor comercial da Romanelli.

VOLVO

Temos a certeza de que o país, com sua força de recuperação, seguirá no caminho certo para retomar a sua posição como uma das maiores economias do mundo. A Volvo Construction Equipment estará pronta para este momento de retomada. O Brasil tem uma indústria forte e um dos agronegócios mais competitivos no cenário internacional, por exemplo. Desta maneira, assim que todas as condições estejam normalizadas, estaremos presentes na M&T Expo, apresentando o que temos de melhor e mais avançado em equipamentos e serviços do nosso setor. Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.