De um sistema de varrição a grandes caçambas britadoras para escavadeiras de minas. Como equipar suas máquinas? 

Quando se adquire um equipamento, qualquer que seja, é importante retirar dele o máximo proveito. Neste contexto, os implementos (ou acessórios) são complementações que exercem um papel fundamental, ao prover a necessária versatilidade a máquinas que assim podem se converter em perfuradoras, motoniveladoras, britadeiras ou outras.

O mercado é amplo e as empresas o disputam passo a passo ampliando sua oferta de produtos e oferecendo maiores produtividades.

Bobcat

Bobcat (2)

Os implementos permitem que uma minicarregadeira se transforme num canivete suíço.

Hugo Pérez, district sales manager LA South da Bobcat, define o uso de implementos como “o canivete suíço do mundo das máquinas”, e diz que “é importante entender que após adquirir uma minicarregadeira ou miniescavadeira, ela se transforma numa ferramenta de trabalho muito versátil, permitindo mudança de implementos para cada diferente serviço”.

A companhia tem uma ampla variedade de implementos como fresadoras, rolos vibratórios, varredora angular, cortadores de disco, motoniveladoras com sistema laser, pinças industriais, perfuradoras em diferentes versões e diâmetros de broca, valetadeiras de corrente, acessórios florestais e muitos outros.

Este ano, a Bobcat lançou um novo design de garfos pallet para minicarregadeiras, aumentando a visibilidade do material, dando assim mais desempenho e eficiência.

“A Bobcat sempre busca melhorar os produtos existentes e introduzir novos produtos no mercado. Nestes momentos, estamos trabalhando em vários projetos, incluindo um novo sistema de controle remoto para minicarregadeiras, que chegará ao mercado em breve”, adianta o executivo.

Caterpillar

A Caterpillar Work Tools oferece dois principais grupos de produtos. O primeiro é de ferramentas para fins industriais e de demolição (martelos, cizalhas, garfos, britadores, pulverizadores, compactadores e multiprocessadores). O segundo grupo é formado por ferramentas não hidráulicas de construção e mineração (sistemas de acoplamento rápido, caçambas e pás de dozer, ferramentas de manipulação de blocos, descarregadores, garfos pallet e manipulação de materiais. “A carteira abarca mais de 800 produtos diferentes, incluídos aí 400 tipos de caçambas e vários sistemas de acoplamento rápido”, comenta Bert Heijligers, product application specialist.

Um dos produtos destacados da companhia é o sistema multiprocessador de ferramentas de trabalho de demolição, que oferece seis conjuntos de mandíbulas diferentes, capazes de manejar uma grande quantidade de materiais, incluindo concreto, aço e rochas. “os novos multiprocessadores Cat MP300 são únicos na categoria”, diz o executivo. O coração do novo design é o SpeedBooster, patenteado pela Cat, que “oferece o tempo de ciclo mais curto possível combinado com a força de fechamento mais alta possível”, explica.

Indeco

Outro importante provedor de implementos é a italiana Indeco. A companhia, fundada em 1976, ao longo de 30 anos se especializou na fabricação de martelos hidráulicos. O portfólio, porém, foi crescendo. De acordo com o diretor geral da empresa, Michele Vitulano, desde 2004 a Indeco “se viu obrigada a projetar e construir outros acessórios de demolição”. Mas os martelos continuam sendo seu negócio principal, segundo ele.

Indeco

Especializada em martelos hidráulicos de demolição, a Indeco hoje conta com uma ampla gama de produtos.

A empresa hoje conta em seu portfólio com multiprocessadores, britadores, hidráulicos multifunção, pulverizadores hidráulicos, compactadores hidráulicos, sistemas de braços posicionadores, cisalhas de aço hidráulicas, pinças hidráulicas etc.

A companhia atualizou os sistemas hidráulicos de seus martelos, e sua série HP agora é Fuel Saving. “Os martelos Indeco requerem menos óleo por minuto e menos pressão”, diz Vitulano.

A Indeco tem forte presença na região e recentemente anunciou uma filial em Campinas, estado de São Paulo, através da qual pretende reconquistar a liderança do principal mercado na América Latina.

“Podemos dizer que a Indeco está vendendo toda sua gama de produtos no mercado latino-americano”, conclui o executivo.

MB

Com uma presença internacional através de sete filiais próprias, a italiana MB Crusher conta com diversos centros logísticos e uma ampla rede de distribuidores.

A empresa se destaca por suas caçambas britadoras, afirmando que “são as únicas em todo o mundo que não precisam de sistema de drenagem, e além disso, asseguram maior produtividade”. De fato, segundo os dados da companhia, o poder de britagem excede os 110m3/h graças a um exclusivo intensificador de potência, que permite que a caçamba triture os materiais mais duros e resistentes, como basalto e granito. “Isto assegura um produto final ao preço mais baixo do mercado, e conforme os padrões de qualidade demandados pela reutilização de material de escombros”, afirma a empresa.

Atualmente, a MB oferece uma gama de caçambas britadoras com 12 modelos, desde as menores, como a MB-C50 (para miniescavadeiras), a MB-L, que se pode montar em carregadeiras de rodas e retroescavadeiras, até a maior, a BF150.10, adequada para escavadeiras a partir de 70 toneladas.

A MB complementa as linha com sete modelos de caçambas de peneiramento (para escavadeiras, carregadeiras e retroescavadeiras), quatro modelos de pinça com movimento rotacional e três novas fresadeiras.

Xcentric Ripper International

Xcentric crusher 2

Os Xcentric Crusher dispõem de um trem de potência de alta inércia.

A espanhola Xcentric Ripper International (XRI), pertencente ao Grupo Grado Cero, comercializa caçambas, acoplamentos rápidos, cisalhas, britadores e peneiras.

O produto estrela da marca é o Xcentric Ripper, um implemento hidráulico para escavadeiras desde 8 até 150 toneladas. Segundo a companhia, “o produto foi desenvolvido com um sistema patenteado de tecnologia de impacto por acumulação de energia, o que o torna apto para 80% das aplicações de trabalho existentes”.

Em abril, saiu ao mercado a nova série de rippers, denominada Mining Series, cuja mecânica foi reforçada para conseguir mais impacto a menores frequências, aumentando consideravelmente seu rendimento em rochas duras.

A companhia também destaca seu Xcentric Crusher, uma caçamba britadora de alto rendimento, fabricada com uma tecnologia em processo de patente, que aplica um trem de potência de alta inércia, um movimento de mandíbula circular, além da simples, porém inovadora, placa anti-entupimento.

Por fim, o Xcentric Screener é uma peneira de tipo giratório em cuja fabricação se combinaram diferentes características que a diferenciam das demais peneiras do mercado, e que além disso pode ser equipada com o sistema Powerboost, que aplica vibração à peneira enquanto gira, incrementando altamente a produção.

Rokla

A marca Rockwheel (pertencente à Rokla) tem fresadoras que podem ser empregadas em escavadeiras de 1 a 125 toneladas. Dentre suas aplicações mais comuns estão a demolição, valetadeira, exploração em mineração e perfilagem. “A fresadora sempre é a melhor opção quando o material é duro demais para a caçamba”, afirma a empresa.

Destaca-se a fresadora Rockwheel D30, cuja inovadora tecnologia de corte duplica ou triplica o rendimento de uma tecnologia convencional. Para confirmar isto a companhia comenta o desempenho do modelo numa exploração de rocha altamente abrasiva na Alemanha, numa mina onde se está extraindo os agregados mais antigos do país, que datam de entre 150 e 240 milhões de anos.

“Com uma Rockwheel D30 e o kit de ponteiros especiais para a rocha abrasiva, se extraíram 15 toneladas de rocha em uma hora. O mesmo trabalho usando um ripper duraria umas quatro”, afirma o diretor da Rokla, Roberto Piasecki.

A Rockwheel D30 é uma fresadora de 1.200 mm de largura, robusta, que conta com uma transmissão direta e potência de 110 kW. Os dois tambores de escavação estão equipados com 60 ponteiros muito resistentes para o uso em rocha e areia altamente abrasivos.

As fresadoras médias da companhia contam com só três componentes principais: carcaça, motor e cabeça de corte. A grande diferença? O equipamento dispensa engrenagens, ficando assim mais eficiente. Além disso, o braço da escavadeira sofre menos carga mecânica, e as vibrações produzidas pela fresadora são muito mais suaves.

ALLU

A Allu também define seus implementos em dois grupos: transformadores e processadores.

Os transformadores são acessórios hidráulicos para carregadeiras de roda, escavadeiras e minicarregadeiras que são capazes de levar a cabo múltiplas funções em uma operação de uma só vez, como peneiramento, britagem, aeração, mistura, separação e carregamento.

Marjut Lindroos, gerente de marketing da companhia, destaca a recém lançada série G, “uma pá hidráulica verdadeiramente monstruosa para britagem e peneiramento, adequada para uma escavadeira mineradora de 300 toneladas. Acredita-se que este seja o maior acessório de processamento de materiais do mundo. Ele tem um enorme potencial de satisfazer os requisitos do setor minerador da América Latina, e no Brasil já temos quatro em operação”.

Por sua vez, os processadores ALLU são um acessório misturador para escavadeiras. “ele transforma a escavadeira numa ferramenta de mistura versátil, capaz de penetrar e misturar eficazmente uma variedade de materiais difíceis, como argila, calcário, lama e sedimento, ou mesmo material dragado ou solos contaminados”, explica a executiva.

Erkat

A Erkat se concentra principalmente nas fresadoras transversais, longitudinais e furadoras. “Desde fevereiro deste ano, e com a incorporação da empresa ao grupo da Atlas Copco, está se reforçando esta oferta e desenvolvendo a gama destas linhas”, afirma Francisco Probanza, area sales manager da companhia.

O último desenvolvimento da companhia tem a ver com temas de segurança laboral, através de um controle de pó para suas fresadoras montadas em escavadeiras.

A Erkat desenvolveu um novo console universal que integra um sistema de pulverização de água. A água pulverizada se aplica diretamente na zona da cabeça de corte ou de fresagem. Uma grande vantagem é que a mangueira passa sob o balancim, e que a água é alimentada de um depósito à parte, fora da máquina.

Este sistema já se emprega com sucesso nas fresadoras transversais das séries ER 1500 e ER 1700, mas já está se incorporando em outras séries.

Para usos em interiores que não permitam a pulverização de água, a Erkat também oferece um novo sistema de aspiração a seco.