As origens da empresa brasileira Grimaldi remontam ao início da década de 60, quando a Fausto B. Grimaldi & Irmãos Ltda. começou a produzir equipamentos para agricultores no interior do estado de São Paulo, ali onde se já se concentravam grandes colônias de floricultores, cafeicultores e muita plantação de frutas, como abacate, manga, laranja, cana de açúcar e outras culturas.

Omer Evci

Ömer Evci, do Departamento de Relações Internacionais da Grimaldi.

Graças à qualidade e durabilidade de seus produtos, a marca começou a ganhar prestígio e fazer um nome na indústria, inclusive tomando a decisão de abrir mercado fora do país em 2008, gerando alianças internacionais que lhe permitiram ampliar o horizonte.

Construção Latino-Americana conversou com Ömer Evci, do Departamento de Relações Internacionais da Grimaldi, e que exerceu um papel fundamental na expansão das atividades da companhia.

Como avalia esta trajetória?

A Grimaldi foi fundada em 1961 e atualmente está no caminho de fazer 60 anos de experiência e excelência. Desde os anos 80 a Grimaldi foca sua capacidade produtiva na fabricação de soluções multifuncionais para todos os setores da economia.

A empresa está permanentemente se destacando graças à qualidade e durabilidade de seus equipamentos e aos valores agregados na oferta, como o atendimento personalizado, pós-venda, inovação e tecnologia.

A empresa está constantemente se avaliando através de seus clientes, seus colaboradores, seus fornecedores e acionistas da família Grimaldi.

Quais foram os principais desafios enfrentados?

O Brasil sempre foi uma economia forte e empreendedora, mas é uma economia complicada com seu próprio ciclo de crises políticas, econômicas e comerciais, relacionadas com as oscilações de valor das commodities. O principal desafio foi sobreviver neste ambiente volátil e agressivo.

E como se enfrenta um cenário assim?

A Grimaldi siempre considera seus clientes como aliados, e organiza suas atividades em aliança com eles. Isto permite se antecipar e fortalecer sua posição de competição no mercado. Outro aspecto crucial foi a diversificação de soluções para vários nichos de mercado. Isto requereu um enorme investimento em encontros regionais e setoriais, mas a prospecção tem resultados no médio e longo prazo, apoiado na tecnologia e inovação.

Como foi 2019 e o que se espera de 2020?

O ano passado foi de recorde para a Grimaldi, tanto em vendas, como em produção e entregas. Foram despachados 7.220 equipamentos ao longo do ano.

Além disso, em 2019 inauguramos dois escritórios de venda nos Estados Unidos, um em Miami e outro em Houston.

Em 2020, vamos avançar em mercados internacionais com apoio de nossas alianças no mercado sul e norte-americano. Continuamos buscando novas alianças, dealers, distribuidores e representantes em diferentes mercados para melhorar a vida de nossos clientes potenciais nestas partes da economia mundial.

Com relação ao mercado brasileiro, consideramos que este ano será um ano para ‘afirmar a recuperação’. O Brasil voltará a crescer em diferentes segmentos da economia. Em especial, estamos prevendo crescimento da construção, com vários projetos liberados e contratados.

Quais são seus principais produtos?

Em nosso parque industrial, com mais de dez fábricas, a Grimaldi Indústria fabrica sistemas multifuncionais Roll On Roll Off, Polylift, porta-contêiner, carrocerias para estes sistemas, compactadores de lixo e reciclados, trailers Romeu e Julieta, implementos para transporte de gado, implemento para gás, tanques de água e lama e de combate a incêndio.

Equipo Grimaldi

Equipe Grimaldi

A Grimaldi tem uma linha de produção especial para produzir diferentes tipos de equipamentos para manipulação de materiais, como guindautos, garras, pinças sucateiras, caçambas e outros elementos para os setores de ferro velho, florestal, ambiental, reciclagem, construção e mineração.

Acreditamos que oferecer produtos que multiplicam os lucros de nossos clientes tem também um impacto ambiental positivo, minimizando as emissões de gases e ruídos. A inovação e tecnologia presentes nos produtos Grimaldi também melhoram a ergonomia, o conforto e a segurança dos operadores dos equipamentos.

Como é presença na América Latina?

Temos clientes em todos os países latino-americanos, no Caribe e nos Estados Unidos, que já conhecem a Grimaldi como marca confiável, de qualidade e inovadora.

A presença na América Latina é através de distribuidores, ou venda direta a partir do Brasil. Trabalhamos por meio de nossos distribuidores e apoiamos instalações e capacitações e pós-venda técnica diretamente da fábrica da Grimaldi, com nossa equipe de técnicos.