Genie Qualificação_CLA_1

Não são poucos os riscos de ter na equipe um profissional mal treinado ou sem treinamento. Pesa nos resultados financeiros da empresa, na reputação, compromete a produtividade por parte do operador ou do técnico, e o mais grave, um acidente na operação de uma plataforma aérea pode, inclusive, ampliar os riscos a todos os envolvidos nas proximidades do equipamento.

“Caso não tenha treinamento, a produtividade da equipe será comprometida e o valor de locação poderá ainda ser maior do que o previsto pela empresa”, afirma Marcelo Araújo, especialista de Serviços da Genie na América Latina.

Atualmente, a Genie oferece diversos treinamentos, entre eles:

  • Entregas Técnicas: para equipamentos novos
  • TTT – Train The Trainer: formação de instrutores
  • Modulo I – equipamentos articulados e tesouras elétricas
  • Modulo II – equipamentos articulados e tesouras a diesel
  • Modulo III – Equipamentos articulados até 135 pés

De acordo com o especialista, um dos treinamentos mais concorridos pelo mercado tem sido o TTT – Train The Trainer, no qual as empresas tornam-se aptas a oferecer capacitações aos clientes finais. Outro curso também de grande destaque é focado em operações com os modelos de plataformas articuladas Genie® Z-80/60 e ZX-135/70, com alta taxa de adesão entre profissionais.

Com metodologia prática e teórica, os treinamentos são feitos em duas etapas e finalizam com uma prova para comprovação de eficiência dos participantes. Em 2019, a Genie capacitou mais de 300 profissionais, totalizando 1.096 horas de dedicação.

Entre os esforços da empresa para tornar os cursos mais atrativos estão ainda mudanças na linguagem e nas dinâmicas dos treinamentos. As medidas levam em conta o estímulo necessário para lidar com um público mais jovem interessado na formação como operador e também para a manutenção nos equipamentos. “Uma equipe bem treinada é uma equipe segura e produtiva”, conclui Araújo.

A Genie já prepara para lançar, em breve, treinamentos de modo básico na modalidade Ensino a Distância (EAD). O objetivo é ampliar a participação e facilitar ainda mais a adesão dos profissionais aos treinamentos.