Linha Leste será executada por consórcio feito entre Sacyr e Ferreira Guedes.

Fortaleza Metro (Línea Sur)

A construtora espanhola Sacyr Ingeniería e Infraestructuras, em conjunto com a brasileira Ferreira Guedes, venceram a concorrência para a construção da Linha Leste do metrô de Fortaleza. O projeto tem duração de 48 meses e um orçamento de R$ 1,47 bilhão.

Anteriormente, o mesmo projeto havia sido licitado à empresa Acciona, mas devido a problemas de cumprimento das cláusulas contratuais, a licitação teve que ser refeita.

Então, apenas um consórcio se apresentou, este que agora sai vencedor. Mas não sem polêmica. Houve tentativa de inabilitar as empresas, devido à falta de um documento autorizando a Sacyr a participar de projetos no Brasil.

Resolvido o contratempo, agora o contrato deverá ser assinado, para construção de 7,3 km de túneis, dos quais 6 km serão executados com tuneladoras tipo “tatuzão”, além de cinco estações, uma em superfície e as quatro outras subterrâneas.

Outras duas estações que serão objeto de outra concorrência terão pré-obras em seus trechos de túnel. A Sacyr atua no Brasil através de sua filial Somague, que já tem experiências em obras residenciais e obras hidráulicas, entre outros.