Primeira etapa de 35 km de túneis já foi concluída. 

TUNEL LIMA

O túnel da linha 2 do metrô de Lima já tem seus primeiros quatro km de escavação feitos, segundo a Autoridade Autônoma do Sistema Elétrico de Transporte Massivo de Lima e Callao (AATE).

A primeira etapa, entre os distritos de Santa Ana e Ate, foi executada pelo Método Austríaco, usado para escavação de túneis em solos com revestimento de concreto armado. O túnel terá duas linhas férreas por sentido, ao longo de 35 quilômetros da linha 2.

Uma das maiores vantagens trazidas por esta obra é a diminuição dos tempos de traslado entre estes lugares, das duas horas e meia que se leva hoje para apenas 45 minutos.

Carlos Ugaz, diretor executivo da AATE, afirmou em comunicado que os trechos do túnel que já estão construídos têm prontos desde os poços de ventilação às estações de passageiros. Ele afirmou também que já estão perfurados os túneis de comunicação entre a via principal da linha 2 e o pátio de manutenção Santa Anita, que terá mais de 200 mil metros quadrados de oficinas mecânicas para os trens.

A AATE confirmou que se iniciará agora a construção de mais quatro km do túnel, que será a etapa 1B, trecho que se estenderá pelos distritos de El Augustino, San Luis e Ate. Agora, a construção será com tuneladoras tipo TBM.