Para que você aproveite ao máximo sua visita, a CLA preparou um guia com as principais novidades da feira. 

Tivemos que esperar um pouco mais do que imaginávamos no começo, porém agora já começou a décima versão da M&T Expo, a maior feira latino-americana de máquinas e equipamentos para construção e mineração, que acontecerá entre 26 e 29 de novembro em São Paulo, Brasil.

A M&T Expo é a plataforma escolhida pelos fabricantes para apresentar seus lançamentos, inovações tecnológicas e todo tipo de novidades. O tamanho da feira pode ser intimidador e é por isso que a CLA quis preparar um guia para que o leitor possa tirar maior proveito da sua visita, seja buscando tecnologias e equipamentos, realizando networking ou procurando novas oportunidades de negócios.

Expositores

A NEW HOLLAND CONSTRUCTION estará no estande de número 100 com sua linha completa de pás carregadeiras, retroescavadeiras, tratores de esteira e escavadeiras de 1 a 50 toneladas. Entre seus lançamentos estarão duas novas miniescavadeiras de 1 a 4 toneladas. Outra novidade anunciada é a motoniveladora RG 170 Heavy Duty.

No estande 105 estarão localizadas as exposições da BOBCAT e DOOSAN. A primeira mostrará a nova Serie-R de miniescavadeiras sobre esteiras, novas minicarregadeiras da série M2 e uma variedade de acessórios dentre os quais se destaca um dedicado à limpeza de praias.

A empresa afirma continuar inovando no segmento de compactos e fortalecendo sua presença no Brasil. E, de fato, durante a M&T apresentará seu novo distribuidor no país: a Mason Equipamentos, empresa que estará encarregada de São Paulo.

3 105 doosan DX530LC-5B IMG 01

Para a Doosan o principal lançamento nesta edição da M&T será a escavadeira DX530LC.

No que se refere à DOOSAN, o principal lançamento nesta edição da M&T será a escavadeira DX530LC, equipamento que se destaca pela utilização de um inovador sistema de controle de consumo chamado SPC (Smart Power Control).

Além disso, a Doosan destacará durante a feira sua solução de conectividade DoosanConnect, serviço que está disponível no mercado brasileiro desde o final de 2017.

Por último, a empresa também apresentará sua nova linha de rompedores HB, equipamentos que dizem ser mais eficientes e a um preço mais acessível. A Linha HB apresenta rompedores de 360 a 3.000 kg, podendo ser utilizados em equipamentos de 4 a 50 toneladas.

A inglesa JCB (estande 110), em um espaço de 1.500 m2 apresentará uma gama de 18 equipamentos tradicionais, dentre os quais se destacam suas retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas, além de miniescavadeiras e manipuladores telescópicos. Porém, este ano a JCB do Brasil tem um anúncio que provavelmente interessará muito ao mercado do país. Trata-se do lançamento do serviço JCB Finance. Estreando com taxa especial de 0,59% ao mês, o serviço é uma maneira de facilitar a aquisição de novos equipamentos para os clientes da marca.

Fora isso, a JCB anunciou que sua sede no Brasil assumiu em março a responsabilidade pela gestão de toda a América Latina. “A partir de março deste ano, a JCB do Brasil iniciou sua gestão sobre todo o território latino-americano, que em 2017 cresceu 19% em volume total de vendas. Esperamos incluir, ao final do ano, mais 200 máquinas no mercado”, disse o presidente da JCB Latam, José Luis Gonçalves.

Estarão presentes ainda Graeme Macdonald, CEO da companhia, e George Bamford, filho de Sir Anthony Bamford.

No estande 200 a VOLVO CONSTRUCTION EQUIPMENT Latin America também virá com força total para a feira em novembro. No seu caso, uma das principais novidades não é um equipamento, mas sim a estreia de seu novo presidente, Luiz Marcelo Daniel. O executivo substituiu Afrânio Chueire em março, que se retirou após mais de dez anos a serviço da companhia.

4 200 volvo

Uma das novidades da Volvo será seu caminhão rígido R100E.

Em relação à maquinaria, a novidade é o novo caminhão rígido lançado com marca própria e com tecnologias desenvolvidas exclusivamente pela companhia sueca. Trata-se do modelo R100E.

Também no que se refere a caminhões, a Volvo trará para São Paulo o A60H, seu maior caminhão articulado. Se a companhia já era responsável pela criação dos ADT nos anos 60, agora segue na vanguarda com este lançamento, que tem a maior capacidade de carga de toda a categoria no mundo. Na M&T Expo, o A60H terá seu lançamento oficial no mercado.

Além disso, serão apresentados novos modelos de vibroacabadoras de asfalto e escavadeiras hidráulicas. “Mas além de produtos, a marca também apresentará pela primeira vez ao mercado novos programas de pós-venda, reforçando seu compromisso de ser um apoio para o sucesso dos clientes”, disse a Volvo em um comunicado.

A Volvo também vai levar para a capital paulista sua marca de produtos simplificados, a SDLG, que estará no estande 300. Neste caso, a marca apresentará novos modelos de pás carregadeiras, produto que é o seu campeão de vendas na América Latina. Com quase dez anos em atividade nos mercados da região, a SDLG conquistou seu lugar junto a um segmento de mercado que valoriza bons resultados com máquinas sem grande tecnologia, o que se reflete em custos menores de aquisição e manutenção, sem deixar de lado a robustez e a durabilidade.

Logo depois de visitar a Volvo e a SDLG, caminhando-se pelos corredores E ou G, pode-se chegar à BOMAG MARINI, empresa que está preparando novidades e lançamentos exclusivos. No estande 320, a companhia terá em exposição modelos de equipamentos rápidos Bomag, peças de reposição e outras novidades.

5 400 deere

Este ano a John Deere começou a fabricar três novos modelos de trator de esteira no Brasil.

Por sua vez, a norte-americana JOHN DEERE estará no maior estande da feira, o 400, em que, num espaço de 2.500m2, estreará sua linha de tratores de esteira com fabricação no Brasil. Os modelos são os 700J-II, 750J-II e 850J-II.

De acordo com o diretor de vendas da divisão de construção e florestal da John Deere no Brasil, Roberto Marques, a feira será muito positiva. “Acreditamos que a M&T Expo 2018 tem tudo para ser um ponto de retorno do mercado de construção no Brasil, uma vez que o país ainda tem que superar muitos gargalos na sua infraestrutura e investimentos no setor que apoiarão o crescimento. Os visitantes poderão ver na feira uma John Deere altamente tecnológica e conectada. Mostraremos uma extensa linha de produtos premium, um forte serviço de pós-vendas e também uma rede de distribuidores que conhece as necessidades dos clientes. Tudo permeado por nossas soluções integradas e conectividade, como são os pacotes WorkSight e JD Link, que põem a tecnologia em prol dos negócios”, afirma o executivo.

A TRIMBLE estará no estande 410 mostrando as últimas novidades das suas soluções digitais para construção. O produto em destaque da companhia é o sistema Trimble Earthworks, novidade que, de acordo com a empresa, é o primeiro sistema de nivelamento de terreno 3D que se incorpora a escavadeiras, permitindo que os operadores façam superfícies planas ou inclinadas com mais facilidade.

Durante os dias da M&T Expo, a Trimble prestará consultorias especializadas aos clientes que visitarem seu estande, auxiliando-os a encontrar soluções que reduzam perdas por problemas como inconsistência em projetos, problemas com pontos de referência e controle, erros de cálculos de volume, atrasos em serviços de terraplanagem e outros casos comuns na indústria da construção.

Muito perto, no estande 411, estará a brasileira ENGEPEÇAS, com seu portfólio de peças de reposição para marcas como Caterpillar, Komatsu e Cummins, além de material rodante e ferramentas de penetração de solo para qualquer marca e modelo de equipamento pesado. Os diretores Antonio Guia e Nívea Maria Guisso Guia estarão presentes.

No estande 412 estará localizada a AMMANN, empresa que celebra o lançamento da produção brasileira de sua usina gravimétrica Solid Batch, modelos de 140 e 180 toneladas/hora.

A WIRTGEN GROUP estará presente no estande 500, onde exibirá um total de 15 equipamentos, dos quais sete correspondem a grandes novidades para o mercado brasileiro e boa parte também para o mercado latino-americano.

A empresa garante que tem novidades para todos os segmentos de equipamentos: fresagem, reciclagem, pavimentação, compactação e trituração de agregados. Luiz Marcelo Tegon, presidente comercial da Ciber Equipamentos Rodoviários, assinala que “vamos apresentar o que há de mais inovador no segmento das usinas de asfalto com a nova linha de usinas iNOVA, a qual entrega a todos os nossos clientes uma carteira de produtos repletas de tecnologias únicas no mercado”.

Para a apresentação dos sete lançamentos, a empresa contará com diversos recursos para demonstrar melhor as diferenças de cada máquina. “Utilizamos recursos inovadores em cada segmento de produtos expostos no estande para detalhar em sua totalidade as novas tecnologias, a operação e a otimização de resultados com os equipamentos. Por exemplo, utilizaremos um simulador, único no segmento, desenvolvido especialmente para a M&T Expo, que permitirá a clientes e visitantes em geral operar um equipamento até então nunca visto em ‘operação simulada’ em uma feira”, comenta Jandrei Goldschmidt, gerente de marketing da Ciber.

A CASE CONSTRUCTION EQUIPMENT estará no estande 600, onde apresentará projetos na área de serviço, acessibilidade e tecnologias. Em destaque sua escavadeira CX220C Long Reach, que tem um braço estendido para limpeza de rios e lagos, entre outras aplicações. Para o mercado florestal, vai apresentar um complemento de cabeçote para escavadeiras de colheita e processamento de espécies como pino e eucalipto.

Justamente em frente, no estande 610, estará a fabricante brasileira ROMANELLI, onde a empresa apresentará alguns de seus mais notáveis produtos, como o espargidor hidropneumático para asfalto borracha EHR 15, o kit sela trinca KTR-150, o espargidor de asfalto automatizado EHR 800 EFLOW, e sua usina móvel de micropavimento asfáltico UHR 900 18 m3 EFLOW.

A popularidade dos equipamentos Romanelli se explica por sua variedade de aplicações em ambientes de rodovias ou ruas urbanas, principalmente no que diz respeito à manutenção.

Outra presença brasileira importante será a CZM, empresa que vai expor no estande 620 seus conhecidos acessórios de estaqueamento e perfuração, como a linha de hélice contínua (CFA) EM, ou por exemplo a linha EK de estacas escavadas, que são seus campeões de vendas.

Como já é conhecida no mercado, a CZM aproveita um acordo com a Caterpillar para fazer com que seus acessórios de fundação sejam acoplados a um equipamento carrier da marca norte-americana, o que agrega confiabilidade e o nível de suporte internacional que a CAT dá aos seus clientes através de sua rede de distribuição.

Voltando ao corredor principal, no estande 700 estará a chinesa LIUGONG, outra presença que promete uma exposição significativa, principalmente depois que passou dois anos montando uma potente rede de distribuição no Brasil e em países vizinhos da América do Sul.

Sua linha H de carregadeiras é a grande aposta, uma vez que são máquinas de operação e manutenção simples e que agora, por serem fabricadas no Brasil, têm a opção de compra com o selo Finame, o que facilita a aquisição de equipamentos para empresas do país.

“A pá carregadeira 835H sempre foi conhecida no mercado por sua excelente relação custo-benefício. O equipamento é líder de vendas inclusive sem Finame, mas agora com esta opção as vantagens crescem substancialmente”, disse Tan Zuozhou, presidente na América Latina.

A LiuGong também apresentará sua linha de equipamentos compactos, inédita no mercado brasileiro. A empresa não quis entregar mais detalhes para manter a surpresa até o momento da feira.

A KAESER COMPRESSORES estará no estande 840 da rua L, onde a empresa realizará o lançamento de seu compressor M235, equipamento que conta com uma garantia de três anos.

Um estande em destaque é o da CATERPILLAR, o primeiro fabricante de linha amarela que se instalou no Brasil, há 64 anos. Segundo indica Renato Sanchez, consultor de relações corporativas da marca no país, a companhia “sempre acreditou no potencial do país e da região”. A empresa hoje é a maior fabricante de maquinário de construção no Brasil, com a mais extensa linha nacional de produtos -mais de 60 modelos diferentes- e a maior exportadora do setor.

6 900 Cat_HEX_323-2399

A Caterpillar exibirá uma amostra de boa parte das famílias de produtos feitos no Brasil.

No estande 900, a Caterpillar exibirá uma amostra de boa parte das famílias de produtos feitos no Brasil, além de máquina importadas. De acordo com a companhia, os visitantes poderão conhecer a atual série de buldôzeres D6K e D6N, as retroescavadeiras 416 e 420 da série F2, as carregadeiras das séries K e L, e a nova geração de escavadeiras hidráulicas de 20 e 30 toneladas, esta última que será apresentada pela primeira vez na M&T. Fora isso, serão exibidas motoniveladoras, geradores elétricos e muitos outros produtos.

A Caterpillar também estará presente na área externa (estande 4060) em um espaço dedicado à experiência da nova geração de escavadeiras CAT, com demonstrações ao vivo de seu modelo 320, assim como uma visita guiada a uma instalação temática que apresenta as mudanças técnicas desta renovada família de escavadeiras.

Os visitantes também poderão conhecer mais da marca SEM, destinada ao segmento utility. Entre eles, se destacam as carregadeiras sobre rodas SEM618D e SEM636D e o lançamento da motoniveladora 919. A marca SEM utiliza a mesma rede de distribuição da Caterpillar e está integrada aos Centros de Distribuição Globais da companhia, o que garante a mesma confiabilidade no suporte do produto e o fornecimento de peças das demais marcas da Caterpillar.

É importante ressaltar que a Caterpillar confirmou a presença na feira de seu presidente no Brasil, Odair Renosto, acompanhado dos executivos de marketing e vendas da companhia e seus distribuidores.

7 710 SJ63-AJ

A Skyjack vai expor uma frota das suas soluções para trabalho em altura.

Se você está à procura de marcas de prestígio para a elevação de cargas, muito perto da Caterpillar encontrará a canadense SKYJACK (estande 710), fabricante de equipamentos de trabalho aéreo e manipuladores telescópicos. Segundo indica a empresa, suas máquinas são de “alta qualidade, simples e confiáveis para ajudar os clientes a maximizar sua rentabilidade e, portanto, o retorno de seu investimento”, afirmação que pretende respaldar expondo uma interessante frota composta por sua plataforma de mastro vertical SJ16, as plataformas elétricas tipo tesoura SJIII3219, y SJIII 4740 e as lanças articuladas SJ30 ARJE, SJ46 AJ e SJ85 AJ.

“Para a América Latina, quanto mais simples, melhor, e a Skyjack continuará sendo uma empresa que é especialmente confiável e que facilita os negócios. Estas iniciativas são pensadas para que nos beneficiemos como indústria em geral, aumentando a rentabilidade dos nossos clientes e criando um espaço de trabalho seguro para o usuário final”, disse a companhia sobre sua participação na M&T Expo 2018.

Se a elevação de cargas é o seu principal interesse, a feira dispõe de uma área especialmente destinada a estes equipamentos, que fica muito próxima do começo do pavilhão, bem em frente à JCB.

Outro destaque é a presença da TEREX, no estande 220, onde a companhia apresentará sua gama de equipamentos que atendem a diferentes segmentos e necessidades. Entre os produtos selecionados estão as plataformas híbridas Genie Z60/30 FE, SX 85 e GTH 5519, além do aplicativo de atendimento ao cliente Tech Support, o lançamento do programa de suporte ao cliente Genie 360 e o programa de treinamento à distância para guindastes, EAD, que é parte do programa MY TEREX.

8 terex Z-60-37FE-37

A Terex, no estande 220, destacará algumas de suas plataformas híbridas Genie.

Vale destacar que Gustavo Faria, presidente da Terex Latin America, estará presente no estande da empresa durante todos os dias da feira.

Caminhando pelo corredor C você encontrará no estande 360 a francesa MANITOU, companhia que completa já dois anos da instalação de uma fábrica no Brasil e um crescimento de 80% em suas vendas.

Segundo adianta Marcelo Bracco, diretor da companhia para a América Latina, entre as novidades se encontram seu MHT-X 101230, o maior manipulador telescópico da marca para o setor de mineração.

Fora isso, a companhia terá uma sala exclusivamente destinada à realização de simulações financeiras para facilitar a aquisição de seus equipamentos.

Além de Bracco, outro alto executivo que estará presente no evento é Maxime Deroch, presidente da divisão de serviços e soluções.

Área externa

Porém, nem toda ação está na área interna. Na verdade, muitas atividades interessantes estão programadas para a área externa da feira.

11 4020 Liebherr-R 954 SME

A Liebherr terá dois estandes na área externa, onde apresentará uma ampla gama de seus produtos.

A empresa alemã LIEBHERR estará expondo nos estandes 4020 e 4130, onde a companhia destacará diversas soluções para as indústrias de mineração e construção, com equipamentos de terraplanagem, guindastes e equipamentos de concreto.

Com presença crescente no Brasil, a japonesa TADANO, que fabrica guindastes todo terreno, para terrenos acidentados e outros modelos, estará no estande 4080.

De acordo com a companhia, se destacam no Brasil seus produtos ATF 100G-5 e ATF 220G-5, que são guindastes todo terreno (AT) que têm entre outros avanços tecnológicos o sistema Lift Adjuster. Com este sistema, o guindaste compensa automaticamente a curvatura da lança de elevação aumentando a carga sobre o solo. Esta compensação permite que a carga se afaste do solo sem receber os movimentos da lança, garantindo mais estabilidade às operações de içamento, e consequentemente mais segurança para a operação e para os operadores.

“A Tadano está trabalhando para ser a número 1 do mundo no setor de equipamentos de elevação, à medida que produz e entrega equipamentos de alta qualidade, eficiência e segurança para elevar cargas em trabalhos aéreos”, afirma Masatoshi Hirano, presidente da Tadano Brasil.

Estarão presentes na feira Anilton Leite, gerente de vendas da companhia e outros membros da Tadano Japão e da Tadano Faun, da Alemanha.

Imediatamente ao lado da Tadano estará a LINK-BELT no estande 4100, onde apresentará três novas escavadeiras da série X3E: as 210X3E, 180X3E e 360X3E.

12 4100 link belt a

Em seu estande 4100, a Link-Belt apresentará algumas escavadeiras da sua série X3E.

Representadas por estes modelos e pela escavadeira 130X3E (equipamento comercializado em outros países da América Latina -exceto o Brasil), a nova série se destaca em todos os aspectos, a começar pela segurança. Todos os modelos vêm com cabine ROFS / FOPS, câmera traseira, cinco pontos de iluminação que proporcionam visibilidade a qualquer hora do dia ou da noite, sistema centralizado de lubrificação e o sistema de rastreamento e telemetria RemoteCARE. Com cabines 5% maiores e 16% a mais de espaço na área do piso do que a série X2, os equipamentos oferecem mais visibilidade ao operador. Quanto à durabilidade, houve um reforço geral na estrutura de todas as máquinas: o braço, que possui chapa de desgaste, e a lança são de estrutura heavy duty, assim como o link da caçamba.

Outro equipamento que estará em exposição é a escavadeira 80 SpinAce. Com 8.430 kg, o equipamento é ideal para trabalhos em espaços confinados, condomínios e áreas urbanas, devido ao seu giro traseiro radial compacto.

Também na área externa estará a Arena de Demonstração, lugar em que serão apresentados os equipamentos, ferramentas e acessórios que estão sendo lançados por diversas marcas. De acordo com Augusto Andrade, diretor de feiras da Messe Muenchen do Brasil, este espaço foi criado para oferecer ao profissional uma experiência completa na feira, trazendo informação de qualidade, conhecimento e solução prática para o seu dia a dia. “Cada projeto tem uma especificidade que demanda um tipo de equipamento e de ferramenta; por isso é importante esta demonstração, para que se veja a máquina em ação e se obtenha informações técnicas importantes para realizar um dimensionamento correto para a sua obra”, explica.

Com uma área de 622 m², a Arena de Demonstração contará com a participação das seguintes empresas: BMC Hyundai, John Deere, Kaeser, Link-belt, Paladin, Pramac, Rud Corrientes, Rossetti, SDLG, Socage, Weber MT e XCMG, entre outras, as quais terão quinze minutos para realizar a apresentação do seu produto.