São Paulo retomará obra da Linha 6 do metrô

By Fausto Oliveira06 July 2020

línea 6 laranja

O governo do estado de São Paulo anunciou a contratação da construtora espanhola Acciona para concluir as obras e operar a concessão do projeto Linha 6 Laranja do metrô da capital paulista.

O projeto começou em 2008, mas uma longa lista de problemas acabou parando a construção. Houve um momento em que a obra chegou a ser dada como inviável, tais foram os problemas acumulados.

O principal deles foi com o anterior consórcio responsável pela obra, que era formado por Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC. Durante as fases iniciais da Lava Jato, as empresas não puderam continuar os trabalhos, mas a transição de contrato para uma nova construtora não pôde se realizar por impedimentos jurídicos.

Agora, o governo estadual conseguiu declarar a plena caducidade do contrato anterior, e conseguiu negociar com a Acciona a retomada dos trabalhos. Calcula-se que em cerca de 90 dias após a assinatura do novo contrato, prevista para 7 de julho, os trabalhos devem ser retomados nos canteiros.

A notícia é bem-vinda especialmente para os trabalhadores da construção, que durante a pandemia viram seu nível de emprego cair. O reinício da obra deve criar ao redor de 9 mil postos de trabalho.

A Linha 6 Laranja do metrô de São Paulo tem 15 quilômetros e 15 estações. Seu trajeto perpassa uma grande área de centros universitários e alcança o bairro de Brasilândia, periferia do norte da cidade.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Mills: O projeto ideal
Há quase 7 décadas, a pioneira na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura, com a maior frota de PEMT da América Latina, se supera dia a dia, em busca de inovação e diferencial no que se refere à qualidade e entrega.
Indústria de locação sem papel
Como avançar em direção a uma indústria sem papel?
Entrevista com Inform: América Latina Artificial
A inteligência artificial está tomando cada vez mais o centro das atenções na região, e novos jogadores estão entrando na arena.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL