Sandvik atualiza o iSURE

By Construção Latino-Americana17 September 2019

O software de escavação de rocha subterrânea iSURE, da Sandvik, é uma ferramenta de controle de processo desenvolvida para proporcionar às plataformas de perfuração frontal instrumentadas toda a informação necessária para a perfuração e explosão otimizadas. A ferramenta é feita para operar com as perfuratrizes iSERIES da Sandvik. Sua última versão, iSURE 8.0, tem muitas características e ferramentas novas para ajudar ainda mais a interpretação geológica.

O software iSURE é um programa de informática para o controle de processos de perfuração em túneis, construção e mineração, que produz os dados necessários para otimizar o processo.

Entre outras coisas, o software tem uma ferramenta de planejamento de perfuração baseada em planilhas que leva em consideração a capacidade de explosão das rochas, o perfil do túnel, o objetivo de qualidade e os explosivos utilizados. As operações bem-sucedidas de perfuração subterrânea têm quatro pontos essenciais: qualidade, custo, cronograma e segurança, e nisso o iSURE 8.0 ajuda a garantir que se obtenham os melhores resultados.

Otimização de perfuração e explosões

A otimização da perfuração e explosão significa considerar as diferentes capacidades de explosão da rocha e outras mudanças no ambiente. Uma explosão controlada resulta numa boa extração. Além disso, o nível e a extensão das detonações podem ser ajustados ao que é permitido em termos de vibração e geologia.

Produtividade dirigida por dados

O iSURE 8.0 permite que o uso da plataforma de perfuração e a eficiência do processo de perfuração se maximizem, avaliem e meçam por rodada de explosão. Os contadores para percussão, fonte de alimentação, medidores perfurados e penetração, assim como a capacidade de perfuração média e bruta (m/h/lança) são verificados para cada lança. A duração de uma rodada se divide em categorias principais para navegação, perfuração, controle do braço, tempo de inatividade ou braços que não terminam o trabalho ao mesmo tempo, subdividindo-os ainda mais em categorias de perfuração e braço. Assim se obtém informação valiosa para ajustar o comportamento do equipamento, ao mesmo tempo que atua como ferramenta de aprendizagem para os operadores.